segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A CIRURGIA PLÁSTICA PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA: AUTO- ESTIMA DE EX-OBESOS

O emagrecimento acelerado, após a cirurgia para a colocação de um balão no estômago, deixa um excesso de pele
que causa um enorme desconforto, tanto físico quanto psicológico. É preciso adequar mente e corpo à sua nova forma.


A cirúrgia plástica tem o objetivo de remover a pele excedente, remodelando o corpo para devolver a este, um contorno harmônico. Além de estar bem fisicamene, é muito importante que o paciente saiba o que é possível alcançar e que converse com seu médico para tirar todas as dúvidas que possam existir.

O especialista deve explicar que a plástica não devolve o tônus à pele, apenas reduz seu volume. O paciente é encaminhado a um dermatologista.

A cirurgia plástica aconece em módulos: são feitos três, quatro procedimentos cirúrgicos até serem alcançados os resultados pretendidos. A seqüência das cirurgias são ditadas pelo paciente.

O que mais incomoda é o abdome em avental. O que seria? \" A flacidez acentuada da pele nessa região faz com que ela caia, formando um avental que pode chegar aos joelhos. Coxas, braços e mamas também exigem correção\".

Nos homens o que mais incomoda é a flacidez mamária, denominada Ginecomastia. Ela é tratada com lipoaspiração ou com uma mamoplstia redutora.

A cirurgia de ex-obesos reque cuidados específicos. No caso de haver dermatites nas dobras da pele, elas devem ser tratadas antes da intervençãom para evitar risco de infecção no pós-operatório.

Problemas como diabetes, anemia, alterações cardiovasculares e maior incidência de trombose são comuns em ex-obesos, exigindo uma extensa avaliação clínica e psicológica no pós-operatório.

O melhor momento para ser submetifo à cirurgia plástica é quando o paciente esá estabilizado e ele mantém uma alimentação balanceada considerada normal para ele após a cirurgia bariátrica. Exercícios também são muito importantes nessa fase.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral. O tempo de internação é de dois a três dias. As cicatrizes, em geral, são grandes, proporcionais à área trabalhada e da quantidade de pele retirada.

Na plástica do abdome avental, a técnica em âncora é a mais empregada. Como essa região pode cair totalmente, é preciso suspendê-la e estabilizar a linha inferior para depois retirar a pele excedente no sentido longitudinal. O resultado do remodelamento geralmente é maravilhoso, o que compensa a presença da cicatriz.

O Pós-Operatório

O período exige muitos cuidados e aenção especial. O paciente necessita de acompanhamento de nutricionistas, psicólogos, além do apoio familiar e do cirurgião.

Devido aos problemas de saúde comuns em ex-obesos, como a diabetes, a recuperação é mais lenta. É necessário tomar antibióticos por mais tempo, e devido á grande extensão da área submetida à cirurgia, há maior probabilidade de ocorrem edemas. Durante o mínimo de seis meses., é preciso usar cinta modeladora.

A retirada dos pontos é feita até um mês pós cirurgia.

A drenagem linfática é de extrema importância eela se inicia após 10 dias da inervenção. Os exercícios físicos só poderão ser iniciados após 30 dias, devendo ser retomado aos poucos.

Logo após a cirurgia nota-se uma grande diferença. A vida fica mais saudável e a auto-estima recuperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário